Projeto ArtEncontro - Arte Reciclada e Cooperativa
O projeto pretende reunir artesãos e artistas para trabalhar de maneira solidária transformando resíduos, restos e lixo em peças artísticas e/ou utilitárias para expor em feiras, exposições artísticas ou pela internet.
Objetivo (O que queremos?):
Este projeto pretende reunir artesãos e artistas para trabalhar de maneira solidária em uma proposta de transformar restos, resíduos e lixo em objetos significativos e expô-los em feiras, exposições artísticas e pela internet. Nestes encontros se pretende trabalhar de forma prazerosa, colaborativa, respeitosa dos talentos e limitações de cada um, e valorizando a diversidade da criação humana. Queremos viver concretamente, através desta experiência, conceitos que prezamos.
Metodologia (Como o faremos?):
Através de encontro semanal na sede da Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania (REDE), ou coletivamente no atelier de cada participante, produziremos peças artísticas e/ou utilitárias a partir de matéria prima reciclada, disponibilizada por cada um ou pelo conjunto dos participantes ou através de compra coletiva. Os equipamentos e ferramentas de trabalho serão disponibilizados do mesmo modo solidário. As peças realizadas coletivamente podem ter um/a criador/a que funcione como maestro/a do conjunto dos artistas ou serem criadas e realizadas coletivamente. As peças individuais são a expressão da diversidade dentro da unidade e complementam a produção coletiva, expressando os talentos dos/as participantes.
Justificativa (Porque que queremos fazer?)
Une-nos o desejo de mostrar que é possível diminuir o gasto dos recursos finitos da Terra através da reciclagem, e que esta produção pode ter valor estético e de qualidade. Desta forma, pretendemos dar nossa contribuição ao modelo que está se construindo no mundo, de uma existência humana menos predatória, mais responsável e solidária. Pretendemos criar oportunidades de geração de renda para nós e para outras pessoas que venham a aderir à idéia e reforçar a visibilidade daqueles que já o fazem de modo modesto e nem sempre se dando conta do papel pioneiro que exercem.
Equipe técnica (Quem somos nós?)
Débora Nunes, Cristina Silva, Irã Campos, Augusto Veloso.